Fachada

Cada uma das faces de qualquer construção.

Ferreiro

Profissional responsável pelo corte e pela armação dos ferros de uma construção.

Fiada

Fileira horizontal de pedras ou de tijolos de mesma altura que entram na formação de uma parede.

Fibrocimento

Material que resulta da união do cimento comum com fibras de qualquer natureza - a mais frequente é a fibra do amianto.

Filete

Moldura estreita, friso.

Fissura

Corte superficial no concreto ou na alvenaria.

Fissuração

São pequenas rupturas que aparecem no concreto que podem ser provocadas por atuação de cargas ou por retração devido à rápida evaporação da água.

Forma

Elemento montado na obra para fundir o concreto, dando formas definitivas a vigas, pilares, lajes, etc., de concreto armado, que irão compor a estrutura da construção. Em geral, são de madeira ou de metal.

Forro

Material que reveste o teto, promove o isolamento térmico entre o telhado e o piso. Pode ser de madeira, gesso, estuque, placas fibrosas, tecidos, etc.

Fossa séptica

Cavidade subterrânea, feita de cimento ou de alvenaria, onde os esgotos são acumulados, sendo posteriormente encaminhados a uma nova fossa ou à rede de esgotos.

Frechal

Componente do telhado. Viga que assenta sobre o topo da parede, servindo de apoio à tesoura.

Fresco

Técnica de pintura usada na Renascença Italiana. Trabalha o revestimento ainda húmido de paredes e tetos, permitindo a absorção da tinta.

Fundação (ou alicerce)

Conjunto de estacas e sapatas responsável pela sustentação da obra. Há dois tipo de fundação rasa, ambas indicadas para terrenos firmes: a sapata isolada, que é composta por elementos de concreto de forma piramidal, construídos nos pontos que recebem a carga dos pilares e interligados por baldrames