Aprenda como usar a serra mármore agora mesmo!

Ao começar uma obra, há uma grande lista de pontos necessários para que o trabalho flua, incluindo materiais de construção, mão de obra e equipamentos. Entre os itens indispensáveis, estão as máquinas de construção, como a serra mármore. Antes de descobrir como usá-la, você deve saber que existem variados modelos no mercado, porém suas funções nem sempre serão as mesmas.

 

como usar a serra mármore

 

Como exemplos, há a serra mármore e a serra circular, muitas vezes confundidas e utilizadas de forma errada. A diferença entre elas é que a serra mármore possui um disco menor e diamantado, ideal para o corte de pisos, azulejos, tijolos ou outros materiais mais resistentes. Já a serra circular tem o disco maior e é usada nos trabalhos em madeira.

Agora que você já descobriu a finalidade de cada máquina, que tal continuar a leitura para aprender a usar a serra mármore de uma vez por todas?

Como usar a serra mármore da maneira correta?

Assim que souber qual é a máquina ideal para o serviço, já estará quase tudo pronto para começá-lo. Porém, o equipamento ainda precisará de ajustes para funcionar sem erros e cumprir sua função. A seguir, aprenda o que configurar na máquina antes do seu uso.

Ajustes de corte

Os primeiros ajustes são referentes ao ângulo e à profundidade do corte que você deseja fazer. O ângulo parte de 90 graus para o corte e a profundidade chega a 3,5 cm.

Acertos no ângulo

Um corte feito corretamente precisa de um equipamento ajustado da maneira adequada — e o ângulo é essencial nesse contexto. Para fazer os primeiros ajustes, é muito simples: basta apertar ou desapertar o parafuso que fica localizado na parte da frente da serra para configurar o ângulo. Assim, deve-se deixá-lo 90 graus abaixo.

Ajuste de profundidade

Do mesmo modo que o ajuste de ângulo é feito, a profundidade é acertada por meio de um parafuso que deve ser desapertado e apertado novamente. O que muda é a localização desse item, que fica ao lado da alça de apoio das mãos.

Nos dois casos, é preciso se certificar de que tudo esteja bem parafusado após os ajustes. Se esses parafusos estiverem soltos, o risco de acidentes se torna alto.

Troca do disco de corte

Dependendo do tipo de material que será cortado, haverá diferentes tipos de discos. Isso é importante para não danificar ou quebrar peças. Ao adquirir a serra mármore, as chaves para a troca de discos já estarão inclusas no equipamento. Para fazer a remoção e a troca, encaixe as duas chaves nos parafusos indicados e gire-as.

Botão de bloqueio

Bem próximo ao interruptor para ligar e desligar a máquina, está o botão de bloqueio. Se for necessário um trabalho contínuo sem precisar aguentar o gatilho, basta ligar e apertar o botão de bloqueio para que a serra funcione sem parar até que o botão seja pressionado novamente, interrompendo o funcionamento.

Não se esqueça de sempre usar a máquina na posição horizontal e esperar que ela atinja a velocidade máxima antes de iniciar o corte. Deixe a peça em um apoio firme, para evitar qualquer desestabilização, trave o disco e não force a máquina no corte.

Quais medidas devem ser tomadas antes de utilizar a serra mármore?

Por mais que seja uma ferramenta comum nas obras, sua utilização exige cuidados e preparação. Manusear a máquina pode ser muito perigoso para quem não tem experiência com o equipamento, já que há uma serra extremamente cortante.

O motor da serra mármore se localiza à frente da lâmina, por isso fica mais fácil observar onde cortar e fazer movimentos precisos. Mesmo sendo projetada para um maior conforto e segurança, ainda é preciso ter atenção aos detalhes para evitar acidentes.

Antes de começar a trabalhar com a serra, veja o que deve ser feito para utilizar corretamente o aparelho:

  • leia o manual de instruções;
  • não se esqueça dos equipamentos de segurança, como luvas, óculos de proteção e outros;
  • escolha os acessórios de acordo com o tipo de corte que será feito;
  • selecione um local limpo e iluminado para trabalhar;
  • fique longe de materiais inflamáveis (quando o corte é realizado, produz faíscas).

Por qual motivo a serra mármore não é indicada para cortar madeira?

Cada tipo de serra tem uma finalidade. O uso indevido dos equipamentos pode representar um grande perigo quando há desvios de suas funções. A serra mármore foi criada para o corte de materiais mais resistentes, como pedras, concreto, cerâmica e porcelanato, devido à alta rotação do disco.

Além de apresentar perigo quando não usada para sua finalidade, existe o risco de avaria do equipamento. A serra mármore trabalha com aproximadamente 12 mil rotações por minuto, enquanto a serra circular (para uso em madeira) tem uma rotação baixa: cerca de 5.500.

Ainda que as máquinas tenham funções parecidas e aparentemente possam fazer o mesmo trabalho, cada uma delas exige um manuseio diferente. Se precisar realizar cortes de materiais distintos, é necessário escolher equipamentos apropriados.

Por que alugar equipamentos para sua obra?

Não é todo dia que usamos máquinas como as serras. Esses equipamentos requerem investimentos um pouco altos, que nem sempre valem a pena se você não os utilizará com frequência após a obra.

Nesse contexto, o aluguel de ferramentas apresenta muitas vantagens. Não é somente a economia que conta: alugando-as, é possível escolher máquinas de ponta, que seriam ainda mais caras se compradas. Com aparelhos mais modernos, a produtividade aumenta, sem contar que você terá assessoria e manutenção em caso de eventuais problemas.

Existem muitas empresas que já trabalham com o aluguel de ferramentas, o que reduz os custos das obras. A Casa do Construtor é um desses locais especializados na locação de máquinas e equipamentos para a construção civil. Na loja, é possível alugar e aprender como usar a serra mármore da maneira certa, contando com a experiência de quem está há anos no mercado e auxilia nas mais diversas obras.

Tem interesse em alugar equipamentos e máquinas para a sua obra? Então, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!