Aprenda de uma vez como calcular a quantidade de tijolos em uma obra

Antes de realizar a compra dos tijolos necessários para a construção, é essencial saber a quantidade que será utilizada em sua obra. Apesar de parecer uma tarefa muito simples, essa etapa precisa ser realizada com bastante cuidado e atenção, afinal, uma conta errada pode significar alguns gastos indesejados ou atrasos por falta de material.

 

quantidade de tijolos em uma obra

 

Neste artigo, explicaremos a importância de fazer o cálculo da quantidade de tijolos necessários para realizar qualquer obra e ensinaremos também como fazer essa conta de forma eficiente. Pronto para criar sua própria calculadora de tijolos? Vamos lá!

Qual a importância de calcular a quantidade de tijolos?

A quantidade de tijolos necessários, provavelmente, é uma das primeiras dúvidas que surgem no momento da compra dos materiais para executar uma construção. Saber o número exato ajuda a reduzir os custos, evita gastos extras no caso da falta de material e economiza tempo para a execução da obra, que é um dos fatores que mais importa para todos.

Apesar de ensinarem esse tipo de cálculo na faculdade de arquitetura ou engenharia, conhecer o cálculo de quantos tijolos por metro quadrado uma obra consome não precisa ser uma informação exclusiva dos profissionais dessas áreas. Continue a leitura e aprenda a fazer o cálculo você mesmo!

Como calcular a quantidade necessária?

O primeiro passo é entende o tipo de tijolo ou bloco que será utilizado na obra, assim como todas as outras variáveis que devem ser avaliadas para fazer o cálculo da forma mais adequada possível, garantindo que o número seja preciso. Veja quais são essas variáveis.

Tipo de tijolo a ser utilizado

Os tijolos podem ser cerâmicos, feitos de concreto, ou ecológicos, celulares, de vidro, de adobe, entre outros variados tipos. É importante entender qual será o tipo do tijolo utilizado na sua obra. Normalmente, os mais utilizados em construção civil são os tijolos cerâmicos.

Dimensões do tijolo

Sabendo o tipo do tijolo, é possível saber seu tamanho e suas dimensões. Essa informação é a mais importante para garantir que o cálculo seja preciso e o número final seja condizente com as necessidades da obra. Os tamanhos mais comuns de serem encontrados são os de 9x19x29cm e 9x19x19cm.

Tamanho da parede (altura e largura)

Saber as medidas de altura e largura do espaço que será construído é a segunda informação mais importante para que o cálculo seja realizado. Pois, sem esse valor, não é possível saber quantos tijolos serão utilizados, uma vez que a conta, basicamente, é o comprimento multiplicado pela altura da parede.

Posicionamento em que os tijolos serão adequados

A posição em que serão colocados os tijolos faz diferença na conta, pois influenciam no comprimento. Por isso, informe-se sobre qual é o planejamento para o posicionamento dos tijolos para a construção da parede.

Como realizar esse cálculo na prática?

Agora que você já tem todas as variáveis necessárias, é hora de calcular quantos tijolos serão necessários para a sua construção. Usando uma trena, meça a largura e altura da parede que você construirá. Para uma parede retangular simples, é só multiplicar a altura pelo comprimento. Se no projeto incluir portas e janelas, desconte a área que elas ocuparão.

Sabendo o tipo do tijolo que será utilizado, multiplique pela quantidade de tijolos necessários para preencher 1 metro quadrado. Essa informação normalmente é dada pelo fornecedor. É recomendável comprar 10% a mais, pois pode acabar tendo algumas perdas durante o processo da obra.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de todo o universo da Casa do Construtor? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros artigos ricos como este, que podem ajudar você a reduzir as dores de cabeça no processo de uma obra!