Como calcular a quantidade de tijolos para uma obra?

Quem trabalha na construção civil sabe que é muito importante encontrar meios para manter os custos de uma obra sob controle. Por isso, é essencial descobrir como calcular a quantidade de tijolos, pois a mensuração correta dos recursos necessários é uma das estratégias mais eficientes para quem deseja realizar uma construção dentro de um orçamento.

 

calcular a quantidade de tijolos

 

Afinal, esse cálculo permite a compra exata dos insumos que serão utilizados durante essa empreitada, o que evita desperdícios e impede que a construção seja interrompida devido à falta de material.

Continue a leitura deste artigo e aprenda a quantificar corretamente o número de tijolos necessário para uma obra. Vamos começar?

Qual a importância de fazer esse cálculo?

Conceitualmente, o cálculo do número de tijolos faz parte do levantamento de quantitativos. O qual se baseia em estimar todos os serviços e materiais que serão necessários na execução de uma obra. Com isso, é possível fazer um bom planejamento dessa empreitada, o que permite ter um orçamento preciso e realista.

Não é por acaso que essa metodologia é o primeiro passo de uma construção. Já que é fundamental saber com antecedência o quanto será necessário investir para tirar um projeto do papel. Além disso, conhecer os quantitativos dos insumos permite a compra exata da quantidade de materiais, de modo a evitar o desperdício ou a interrupção de alguma atividade.

Como escolher o melhor tijolo?

Para conseguir calcular a quantidade de tijolos necessários para uma obra, o primeiro passo é conhecer as dimensões de uma unidade desse material. Contudo, é possível encontrar no mercado uma grande variedade de blocos, com as mais distintas formas e materiais.

Por isso, antes de começar assentar uma parede, é importante escolher o tipo correto a ser usado de acordo com a funcionalidade dessa estrutura a ser erguida.

Para não cometer erros, é recomendado contar com o auxílio de um engenheiro estrutural. Esse profissional conseguirá informar o modelo de tijolo mais indicado para a função que ela exercerá. Com isso, é possível economizar a partir da escolha de um material mais barato em paredes que tenham apenas a funcionalidade de separar ambientes.

Como calcular a quantidade de tijolos?

Atualmente, entre todos os modelos de blocos existentes no mercado, os tijolos cerâmicos para vedação são os mais utilizados em uma obra. Por isso, este artigo focará nesse material para ensinar o cálculo de sua quantidade. No entanto, essa metodologia pode ser usada em qualquer tipo de bloco, bastando apenas ajustar os valores.

Para conhecer as dimensões de um tijolo cerâmico, recomenda-se consultar a NBR 15.270. Essa é a norma que regulamenta as características que um bloco cerâmico de vedação deverá ter para garantir uma construção de qualidade.

O primeiro passo para o cálculo da quantidade de tijolos é definir o comprimento da parede a ser assentada. Em seguida, é necessário determinar qual a área dessa estrutura. Por final, basta dividir o valor da área da parede a ser construída pela área do tijolo acrescida da argamassa.

Assim, supõe-se que deseja-se erguer uma parede de 10 metros de comprimento utilizando um bloco cerâmico com as dimensões de 9x14x24 cm. A altura dessa estrutura será de 3 metros e será aplicada uma argamassa com espessura de 1 cm.

Como a parede tem comprimento de 10 metros e altura de 3 metros, será necessário erguer uma com uma área a ser construída de 30 m². De acordo com o projeto, a estrutura deve ter uma espessura de 15 cm. Com isso, o comprimento do bloco, acrescido da argamassa, será de 10×25 cm, o que dá uma área de 0,025 m².

Ao dividir 30 m² por 0,025 m², conclui-se que serão necessários 1.200 tijolos cerâmicos para erguer essa parede. Lembre-se que é necessário trabalhar com uma margem de 10% para evitar possíveis problemas, o que resulta na necessidade de adquirir 1320 blocos.

Como é possível perceber, não é difícil calcular a quantidade de tijolos. Já que, para encontrar esse número, basta dividir a área da parede a ser construída com a área do bloco assentado.

Caso você queira saber sobre a construção civil, que tal baixar gratuitamente um de nossos ebooks? Até a próxima!