Como escolher e onde instalar o gerador de energia elétrica

Para que você possa usufruir de todas as vantagens dos geradores de energia elétrica, é necessário compreender sua estrutura, funcionamento e os tipos de combustíveis que podem alimentar esses equipamentos.

 

Gerador de Energia Elétrica

 

Eles fornecem energia para diferentes ambientes durante determinado tempo, realizando a transformação de energia mecânica em energia elétrica. Isso pode ser muito útil em uma eventual falta de luz.

Quer saber mais sobre os tipos de gerador de energia elétrica e como escolher o melhor tipo para a construção civil? Confira neste artigo que preparamos para você!

Qual a importância da utilização de geradores de energia elétrica?

A utilização de geradores de energia elétrica em locais como canteiros de obra, muitas vezes, é imprescindível. Em alguns casos, não existe fornecimento de energia pela concessionária local, ou é necessário aumentar a oferta de energia para operar os equipamentos.

Também existem as construtoras que preferem garantir o fornecimento de energia de maneira constante, para que não haja interrupções que comprometam a produtividade.

Quais os tipos de geradores?

Gerador mecânico

É o mais conhecido, pois pode funcionar por meio de combustíveis fósseis ou orgânicos, por forças como vento ou água ou até por fluídos aquecidos – em que o vapor faz o movimento mecânico necessário para produzir energia elétrica.

Gerador luminoso

Esse gerador de energia elétrica utiliza um material semicondutor para captar radiação solar, convertendo-a em energia. Esse tipo de equipamento é mais caro, pois utiliza o silício, que tem um alto valor de mercado.

Gerador químico

O gerador químico converte a energia de reações químicas em energia elétrica, sendo capaz de armazenar os elementos para a reação, os quais são ativados por meio de um contato externo.

Gerador térmico

Esse gerador utiliza energia térmica para produzir energia elétrica, ou seja, a conversão é feita do próprio calor.

Como escolher o tipo de gerador?

Veja o que você deve considerar na hora de escolher um gerador de energia elétrica para a sua construção:

  • Escolha a potência que mais se adequa ao local: faça uma lista de todos os aparelhos e equipamentos que serão conectados ao gerador e some as potências em watts de cada um. Dessa forma, você terá uma pequena noção da capacidade necessária para abastecer o local.
  • Avalie o nível sonoro do aparelho: o som alto pode causar danos na audição de quem trabalha perto do gerador, além de incomodar os vizinhos. Por isso, é importante escolher um gerador de energia elétrica que gere pouco ruído.
  • Pesquise os tipos de combustível: confira o tipo de combustível do gerador e escolha aquele que mais se adequa às suas necessidades.

Onde instalar o gerador?

Um dos aspectos mais importantes a considerar na hora de escolher o local de instalação do gerador de energia elétrica é se o equipamento vai ficar exposto às intempéries ou se vai estar protegido. Existem alguns modelos blindados, adequados para o uso em áreas descobertas.

O espaço mínimo para a instalação vai depender da capacidade de cada gerador, já que as dimensões mudam de acordo com a potência do equipamento. Além disso, o local deve contar com um ponto de contenção para eventuais derramamentos de combustível ou de lubrificantes.

Junto ao gerador, deve ser colocada uma chave geral em uma caixa blindada com acionamento externo para fazer o desligamento das linhas em caso de acidente. No mais, toda a fiação deve ter isolamento compatível com a tensão utilizada.

Comprar ou alugar um gerador de energia elétrica?

Existem muitas vantagens na locação de um gerador. Uma delas é não precisar se preocupar com a desvalorização do equipamento e ter sempre à disposição um gerador moderno. Além disso, a manutenção dos geradores é por conta das empresas que alugam, o que significa menos um custo para você. Isso sem falar que, uma vez terminada a obra, você não terá um equipamento que não usa guardado em casa.

E aí, gostou do conteúdo? Tem interesse em alugar um gerador ou outros equipamentos para sua obra? Se você ainda tem alguma dúvida sobre gerador de energia elétrica e quer ter acesso a mais informações, entre em contato conosco para que possamos te ajudar!