Como fazer a instalação da caixa d’água?

Quais são os motivos para realizar a instalação da caixa d’água em uma edificação? O primeiro é diminuir a pressão da água que chega da rua, tornando o uso mais econômico e evitando sobrecarga nas tubulações internas.

instalação da caixa d’água

O segundo é garantir o abastecimento contínuo se o fornecimento de água for interrompido na rede de distribuição.

Neste artigo, vamos explicar como é feita instalação da caixa d’água, o que levar em conta na escolha do tamanho do reservatório e como funciona a manutenção desse item. Vamos lá?

Como calcular as dimensões da caixa d’água?

Para decidir qual o tamanho ideal da caixa d’água para a edificação, realize o seguinte cálculo:

Nº de pessoas da casa x litro utilizado por pessoa x dias de reserva = tamanho ideal

O consumo médio diário por pessoa é de 150 litros. Se a residência tem 4 pessoas e a reserva de água deve ser suficiente para 2 dias, o cálculo fica assim:

4 x 150 x 2 = 1.200 litros

Assim, a quantidade mínima da sua caixa d’água deverá ser de 1.200 litros. Como não existe reservatório com esse volume no mercado, o ideal é que ele seja de 1.500 litros.

Quais são os modelos disponíveis da caixa d’água?

As caixas d’água podem ser de 3 materiais:

  • Aço inox;
  • Polietileno;
  • Fibra de viro.

Quanto ao tamanho, elas podem variar de 500 litros (ideal para casas com até 2 pessoas) à 15.000 litros (indicada para lugares com mais de 20 pessoas).

Para escolher o reservatório correto, lembre-se de fazer o cálculo acima e verificar o orçamento da obra.

Como saber se a laje aguenta um reservatório?

A caixa d’água é instalada na laje da edificação. Dependendo do tamanho do reservatório, ele pode ser colocado em uma torre ou ser uma construção à parte.

Para saber se o reservatório pode ser instalado na laje, é necessário contar com a avaliação de um arquiteto ou engenheiro. Caso não seja uma obra nova, o profissional deve verificar se o local está em condições para receber algo tão pesado.

Afinal, como 1 litro de água pesa 1 quilo, um reservatório de 1.500 litros pesa 1.500 quilos!

Com o que ficar atento durante a instalação da caixa d’água?

Antes de mais nada, avalie o local onde o reservatório será colocado. Esse espaço deve ser ventilado para evitar condensações. Também deve existir um espaçamento livre de, no mínimo, 60 cm ao redor da caixa d’água para ajudar na limpeza e manutenção.

Outros pontos são:

  • o reservatório deve ser assentado em uma base horizontal, rígida, plana, lisa e nivelada;
  • os furos na caixa d’água devem ser realizados com uma furadeira e broca corretas. Garantir um bom acabamento é essencial: afinal, uma rebarba pode impedir o encaixe correto da tubulação;
  • a caixa d’água conta com as seguintes tubulações:
    • tubo de entrada, que alimenta o reservatório;
    • tubo de saída, que distribui a água para a edificação;
    • tubo extravasor ou ladrão, que evita que a caixa transborde;
    • tubo de limpeza, para escoamento da água depois da manutenção.
  • preze por conexões e registros de alta qualidade. Cada um tem uma especificidade e devem respeitar a orientação do fabricante;
  • após a instalação, faça o teste de estanqueidade do reservatório. Ele verifica se existem vazamentos nas tubulações e ligações.

Como limpar o reservatório?

A caixa d’água deve ser limpa de 6 em 6 meses. O excesso de cloro ou o barro acumulado pode prejudicar a qualidade e a entrada e saída de água.

A limpeza é simples: a caixa d’água deve estar vazia e o fundo e as paredes internas devem ser limpos com uma esponja ou uma flanela. Depois de tirar a sujeira, coloque um pouco de água sanitária e deixe agir por aproximadamente 2 horas. Enxague muito bem e descarte toda a água do reservatório pelo tubo de limpeza.

E um lembrete: a caixa d’água deve estar sempre tampada, mesmo que ela fique na parte interna da construção. Assim, evita-se a proliferação do mosquito da dengue.

Viu como é importante saber como funciona a instalação da caixa d’água? Para receber mais dicas e conhecer nossas novidades, siga a Casa do Construtor no Facebook e no  Twitter.