Como manter uma boa comunicação no canteiro de obras? Confira!

A comunicação interna é importante em empresas de qualquer setor, mas para quem trabalha com obras, é essencial. Talvez você já tenha se deparado com as consequências da falta dela: como o retrabalho, o gasto com a compra de materiais e a perda de tempo em atividades que não são prioritárias, por exemplo.

comunicação no canteiro de obras

Mais do que isso, ela pode interferir na segurança e na produtividade no trabalho. Por isso, saber como melhorar a comunicação ajuda a evitar erros e tornar os processos mais eficientes e seguros.

Veja, a seguir, a importância de melhorar a comunicação no canteiro de obras e algumas dicas de como fazer isso! Boa leitura!

Por que a comunicação no canteiro de obras é importante?

Garantir que a comunicação aconteça de forma clara e objetiva influencia os resultados de um projeto de obras. Afinal, é por meio dela que os envolvidos podem saber o que foi planejado e que decisões foram tomadas ao longo do tempo.

Cada obra tem recursos (tempo, dinheiro e outros) diferentes e finalidades de uso variadas. Por isso, garantir que os trabalhadores saibam quais são as regras e normas de qualidade e segurança faz que o resultado alcançado fique mais próximo do ideal.

Além disso, as falhas de comunicação podem causar problemas nas decisões tomadas e terminar em perdas e retrabalho — o que resulta em desmotivação e até atritos entre os integrantes da equipe do canteiro de obras. Por isso, uma comunicação efetiva facilita o trabalho, o bom relacionamento entre os envolvidos e a entrega de melhores resultados.

Como melhorar a comunicação no canteiro de obras?

Para ajudá-lo, apresentamos, a seguir, algumas dicas importantes sobre comunicação no canteiro de obras. Acompanhe!

Invista em placas de sinalização

Posicionar placas em lugares estratégicos é um investimento baixo e muito utilizado em canteiros de obras. Indicar a necessidade de uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) ou os locais de carga e descarga ajuda a evitar acidentes, por exemplo.

Outros usos interessantes incluem apontar há quantos dias a obra não tem acidentes e informar sobre os momentos de pausa para descanso ou sobre o intervalo de almoço. Trata-se de um recurso de comunicação simples, mas que pode ajudar na organização dos colaboradores.

Crie canais de comunicação interna

Algumas empresas têm condições de criar um sistema de TV Corporativa para transmitir informações sobre o andamento da obra, relembrar prazos e reforçar normas e medidas de segurança, entre outros.

Se esse não for o caso, existem ferramentas mais simples, como aplicativos de comunicação via celular, que permitem enviar fotos, tirar dúvidas sobre pequenos ajustes e tomar decisões de forma mais ágil. O tradicional telefone também pode ser útil!

Garanta que todos tenham liberdade para se comunicar

É importante também que haja um bom relacionamento entre os envolvidos para que a comunicação flua. Para isso, é válido esclarecer que há abertura para sugestões, dúvidas e reclamações, bem como mostrar disponibilidade para ouvir o que clientes, colaboradores, colegas e fornecedores têm a dizer.

Dúvidas e reclamações podem ser expostas sempre que necessário, desde que de forma clara e educada. Um bom modo de garantir uma boa comunicação no canteiro de obras é estabelecer uma rotina de reuniões, por exemplo.

Gostou deste post? Siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos similares: estamos no Facebook e no Twitter!