Como utilizar a roçadeira de forma correta?

As roçadeiras são ferramentas agrícolas utilizadas para podar a grama ou pequenas ervas que crescem no meio das plantações. Além disso, são usadas na agricultura para realizar o limpamento de hortas e outras pequenas culturas, posto que, nessas áreas, a limpeza é fundamental para o desenvolvimento do plantio.

 

Utilizar Roçadeira de forma correta

 

É importante ressaltar que as roçadeiras podem ser usadas em tratores. Elas são aplicadas em terrenos amplos, onde é possível a locomoção de um maquinário desse tipo.

Já para pequenos cortes de gramas ou até mesmo limpeza de ambientes estreitos, as roçadeiras elétricas ou à gasolina são mais eficazes, pois são mais fáceis e simples de serem manuseadas.

Além de saber qual roçadeira optar, é necessário conhecer as lâminas para escolher a mais indicada para o trabalho a ser efetuado, pois cada uma delas é indicada para um tipo específico de vegetação. As principais são: serra circular, três pontas, duas pontas, nylon, entre outras.

No post de hoje, explicaremos sobre a roçadeira. Continue a leitura e aprenda como utilizar!

Quais os modelos de roçadeiras?

É primordial conhecer melhor os tipos de roçadeiras para realizar a escolha certa. Confira as principais características das roçadeiras presentes no mercado!

Roçadeira elétrica

As roçadeiras elétricas são mais simples de serem usadas do que os modelos à gasolina e os que são unidos a tratores. As roçadeiras preferíveis apresentam uma potência mediana e podem fazer bons trabalhos em qualquer modelo de grama.

Além disso, elas são bem seguras, visto que grande parte das roçadeiras elétricas apresenta uma proteção em cima da região do corte. Essa proteção é algo essencial para quem a manuseará.

A roçadeira elétrica é ligada diretamente em uma tomada. Sendo assim, ela não é capaz de cortar algo muito resistente, por exemplo, as pragas que surgem no plantio.

Roçadeira à gasolina

Esse modelo é mais resistente que o elétrico, e é capaz de cortar pequenas pragas na agricultura, além de realizar um ótimo trabalho em aparar grama.

É fundamental ressaltar outro lado positivo desse modelo de roçadeira, visto que com ela é possível fazer o corte ou manuseio de qualquer praga ou grama sem necessidade de estar perto de uma rede elétrica. Dessa maneira, sua preferência se torna maior.

Para que serve cada tipo de lâmina?

Confira, a seguir, os modelos de lâmina, assim será possível encontrar o acessório ideal para a sua necessidade. Mas lembre-se que é importante certificar a compatibilidade com o respectivo modelo de roçadeira.

Serra circular

A serra circular com dentes é especialmente elaborada para corte com precisão. Lâmina ideal para arbustos e troncos lenhosos de até 10 cm.

Lâmina de três pontas

Essa lâmina é indicada para funções de roçadas de elevada dificuldade. Ou seja, para gramas mais altas que precisam ser reduzidas aos poucos.

Lâmina de duas pontas

Ideal para trabalhos de limpeza, cortes e manutenção com baixa e média dificuldade. Alta rotação e elevada produtividade, mas pode ser usada em equipamentos com alta cilindrada.

Fios de nylon

São fios de corte que propiciam o acabamento próximo a muros, árvores, postes ou qualquer outro obstáculo, sem provocar danos e prejuízos. Podem ser aplicados em gramados baixos, mas é preciso sempre tentar usar a lâmina para o corte.

Lembre-se de não deixar que o fio fique muito grande, para não forçar muito o aparelho.

Onde usar a roçadeira?

Há diversos lugares para se usar a roçadeira. Quando o assunto é aparar grama, umas das principais recordações é o gramado do quintal de sua casa. como esse trabalho é muito simples, a roçadeira elétrica é a ideal, pois o custo é menor que a roçadeira à gasolina e o corte é realizado de maneira mais detalhada.

Já na agricultura familiar, são recorrentes aquelas ervas e insumos que ficam entre os canteiros das hortas e outros tipos de cultivo. Para esse trabalho, o ideal é o uso de roçadeiras à gasolina, uma vez que elas são mais resistentes e não necessitam de tomadas para serem manuseadas.

Como utilizar a roçadeira de maneira correta?

São necessários alguns cuidados no momento de usar uma roçadeira, pois eles contribuirão para a elevação da vida útil do seu equipamento, independentemente se o uso é profissional ou somente residencial.

Nesse sentido, é preciso ligar a roçadeira no chão, apoiada e com o aparelho de corte longe de obstáculos.

Na roçadeira à gasolina, pressione e solte o prime (pequena bolha transparente situada na parte de baixo do carburador) por diversas vezes seguidas até que você consiga ver a gasolina por meio da mangueira transparente ao lado do primer. Posicione a alavanca do afogador para cima e dê a partida, puxando o acionador de partida algumas vezes até que o motor ligue.

Após esse procedimento, o motor funcionará e logo desligará. Retorne a posição da alavanca para baixo e dê partida novamente para o uso definitivo. Para desligar, volte o interruptor para a posição zero.

No caso da roçadeira elétrica, basta apertar o botão de ligar e ela está pronta para ser utilizada.

É preciso ter em mente a aceleração das roçadeiras: elas não podem ser deixadas em velocidade máxima. Logo, tenha paciência e utilize a velocidade correta. Evite a variação na rotação, já que como o conjunto funciona e se movimenta nesse sentido, pode ocasionar adversidades mais rápidas ao seu equipamento.

É também fundamental ressaltar a respeito da rotação: cada tipo de vegetação necessita de um tipo de corte. Encontre uma rotação constante que possibilite fazer o trabalho desejado. Por exemplo: quanto menor o mato, menor deverá ser a rotação.

Como deve ser feita a limpeza e a lubrificação da roçadeira?

É necessário fazer a limpeza do filtro de ar todos os dias, ou sempre após o seu uso. A limpeza do filtro pode ser feita com água e sabão. Depois de sua secagem, inserir novamente na roçadeira.

A lubrificação deve ser feita a cada 30 horas de uso. Acima do local onde a lâmina ou o carretel de nylon é fixado, há um parafuso que permite acesso à engrenagem. Dessa forma, retire o parafuso e passe graxa para rolamento, com a finalidade de elevar a durabilidade desse item.

Portanto, para conseguir usar a roçadeira de maneira correta, é essencial saber sobre o trabalho que deseja realizar, pois cada trabalho exige um tipo específico de roçadeira e um modelo de lâmina. Dessa maneira, o equipamento será utilizado de forma certa e, consequentemente, diminuirá possíveis prejuízos.

E aí, gostou destas informações sobre como utilizar a roçadeira? Então, compartilhe-as nas suas redes sociais para que outras pessoas também fiquem por dentro do assunto!