Aprenda agora como fazer a compactação de solo na obra/reforma

A compactação do solo é um procedimento de densificação que retira espaços e vazios no solo preenchidos com ar por meio de equipamentos mecânicos. Esse processo é muito comum em várias obras e reformas de engenharia civil e tem como principal objetivo elevar a resistência da superfície mediante a redução de lacunas entre o solo, o que aumenta sua densidade e transforma o estado fofo em uma condição mais rígida e compacta.

compactação de solo

É muito importante entender como realizar a compactação de solo, visto que essa tarefa apresenta uma função fundamental na base de qualquer obra e projeto de construção civil, exigindo bastante responsabilidade do profissional. Qualquer operação feita de forma errada e ineficiente pode prejudicar totalmente o restante das atividades, provocar um atraso na execução de um projeto, além de maiores gastos econômicos.

Quer saber como fazer a compactação correta do solo? Então, continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Escolha os melhores equipamentos

A princípio, é válido reforçar a importância da qualidade dos equipamentos envolvidos no trabalho.

Para cada tipo e característica de terreno é possível encontrar ferramentas adequadas que facilitam significativamente o serviço do profissional. Para projetos de pequeno porte, por exemplo, é recomendado o uso de equipamentos portáteis: são mais fáceis de serem transportados e manuseados. Assim, é possível assegurar a eficiência da compactação em locais de difícil acesso, como é o caso de valas estreitas e cantos de paredes.

Analise os custos

Outro fator importante no momento de realizar a compactação do solo é avaliar todos os custos que serão necessários para executar o trabalho. Nesse processo, os principais gastos estão relacionados à operação com os equipamentos específicos. As máquinas de compactação geralmente exigem investimentos com manutenção e depreciação, o que influencia diretamente no preço final do serviço.

Por isso, um ótima dica é realizar a locação de todos os maquinários para a atividade. Assim, consegue-se poupar bastante com a utilização das máquinas.

Considere o que diz o projeto

Você também deve seguir à risca as determinações técnicas estabelecidas no projeto para obter um resultado positivo na compactação do solo. Todas as especificações elaboradas pelo profissional competente do projeto devem ser seguidas, como cálculos de operações e de materiais utilizados. Isso garantirá que o solo seja compactado de maneira adequada, adquirindo a resistência e a coesão preestabelecidas no projeto.

Opte por mão de obra especializada

Por fim, não podemos deixar de lado a necessidade de contratar mão de obra especializada para executar o serviço. Isso porque, mesmo tendo um bom material e maquinário para realizar a compactação do solo, de nada adianta se operador não for qualificado para essa função.

Por isso, fique atento ao perfil de profissional que será contratado, busque indicações de pessoas de sua confiança e procure averiguar se o trabalhador segue as recomendações de uso dos equipamentos, bem como utiliza os acessórios necessários para proteção física adequada.

Essas foram as principais informações sobre como fazer a compactação de solo. Vale pontuar que há vários tipos e modelos de equipamentos utilizados nesse trabalho. Podemos citar, por exemplo, os rolos vibratórios do tipo “pé de carneiro”, moto-scrapers, escavadeira de pá etc.

Para que você possa fazer uso das melhores ferramentas com um investimento acessível, procure por locadoras que possuam reconhecimento no mercado, como a Casa do Construtor, que fornece equipamentos de ótima qualidade, garantindo eficiência e economia.

Gostou o artigo e deseja saber mais sobre os equipamentos necessários para fazer a compactação de solo? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!