Conheça boas práticas para reduzir acidentes com máquinas e equipamentos

Infelizmente a construção civil é um dos setores com maiores índices de acidentes de trabalho. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, as pessoas que trabalham em obras possuem três vezes mais chances de se acidentarem quando comparadas com outros trabalhadores de outras profissões.

conheca-boas-praticas-para-reduzir-acidentes-com-maquinas-e-equipamentos

A falta de cuidados especiais, o não conhecimento das normas e o desleixo e a falta de treinamento ao utilizar máquinas e equipamentos são alguns dos diversos fatores que podem levar as pessoas a se acidentarem em obras. Se você está em busca de formas de reduzir ou até mesmo de eliminar os acidentes nas suas obras, este post é pra você!

Confira a seguir e conheça as melhores práticas para reduzir acidentes no canteiro de obras!

Conheça as Normas Regulamentadoras

Antes de qualquer coisa, todo engenheiro ou responsável por um canteiro de obras que deseja reduzir os acidentes precisa conhecer as Normas Regulamentadoras. As NRs, como são conhecidas no Brasil, são um conjunto de normas obrigatórias para garantir a segurança no ambiente de trabalho.

As Normas Regulamentadoras são divididas levando em consideração sua finalidade. Portanto, todos os gestores ou engenheiros que desejam reduzir acidentes no canteiro de obras com máquinas e equipamentos devem conhecer e estudar a NR 12, que diz respeito à Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

É muito importante que os procedimentos no canteiro de obras sejam realizados conforme as normas, garantindo a segurança e o correto andamento da obra.

Defina um local para armazenamento o de máquinas e equipamentos

Muitos acidentes que ocorrem em canteiros de obras são causados devido à falta de organização do local. Por isso, para evitar que ocorra qualquer tipo de incidente é fundamental que os responsáveis pelo canteiro delimitem um local para armazenamento de cada uma das máquinas.

Os equipamentos menores e as ferramentas mais robustas devem ser guardados na ferramentaria da obra. Já o maquinário pesado, como tratores, retroescavadeiras e outras máquinas devem ser deixadas em um local segregado para eles.

Garanta que todos utilizem os EPIs

Todos os responsáveis por canteiros de obras são obrigados por lei a fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os trabalhadores.

Para reduzir e até mesmo eliminar os acidentes, é preciso que todos utilizem devidamente os EPIs. Portando, todos os gestores devem educar os funcionários e conscientizá-los em relação ao uso.

Treine os colaboradores em relação ao uso de máquinas equipamentos

Uma das formas mais eficazes de reduzir acidentes no canteiro de obras é treinando todos os funcionários. Além de diminuir o número de acidentes, a capacitação dos colaboradores ajuda a aumentar consideravelmente a produtividade do canteiro de obras.

Treinar os funcionários em relação ao uso de máquinas e equipamentos é fundamental para garantir a segurança no canteiro, visto que a utilização indevida do maquinário pode machucar não apenas operador, mas também outros colaboradores.

Agora que você já conhece as melhores práticas para reduzir os acidentes com máquinas e equipamentos, não deixe de conferir as 6 dicas para promover mais segurança no canteiro de obras!