Construção em período de chuvas: 5 cuidados essenciais

Para evitar atrasos, superfaturamento e desperdícios ao decorrer de uma construção, é fundamental elaborar um bom planejamento de obras. Nesse sentido, há vários fatores que devem ser considerados, como o estudo das características do clima local, que se relaciona com os cuidados necessários para fazer uma construção em período de chuvas.

construção em período de chuvas

Planificar de forma clara todas as etapas de um projeto construtivo é um bom começo para quem deseja cumprir os prazos previamente estabelecidos, evitando assim o pagamento de multas por atraso. Entretanto, imprevistos de ordem climática podem acontecer, gerando transtornos e induzindo à mudança de planos.

Neste texto, apresentaremos alguns dos cuidados necessários em construções no período de chuvas. Quer saber quais são eles? Continue a leitura!

1. Evite acidentes de trabalho

Com chuva, a visibilidade no canteiro de obras fica consideravelmente afetada, criando um cenário propício para ocorrência de acidentes de trabalho. Dessa maneira, é relevante reforçar a sinalização nos pontos considerados de risco, principalmente em áreas de escavação e nas que abrigam geradores de energia.

Assim, são reduzidas as chances de um colaborador sofrer com eventuais quedas, bem como ser vítima de descargas elétricas.

2. Estoque bem os materiais

Certificar-se que todos os insumos da obra estão estocados da forma correta é fundamental para evitar perdas e gastos extras. O cimento, por exemplo, é um insumo perecível, que fica empedrado quando entra em contato com a água, o que inviabiliza o seu uso.

Por isso, garantir uma cobertura adequada (seja com uma lona ou seja com a construção de um mini-depósito) para tijolos, brita, areia, cimento e para outros insumos evita perdas e desperdícios.

3. Tenha um planejamento

Durante a etapa de planejamento da obra, naturalmente são verificadas as características climáticas do local. Entretanto, mesmo com poucas chances de ocorrer chuva, é importante fazer o constante acompanhamento da previsão do tempo. Assim, já sabendo da possibilidade de chuvas, medidas preventivas podem ser tomadas.

Conseguir se antecipar e estar preparado para chuvas é um uma ação importantíssima para evitar atrasos e garantir o cumprimento do prazo.

4. Atente-se para a fundação

A fundação é uma fase considerada crítica da obra, já que suas propriedades impactam diretamente na qualidade das etapas de construção que acontecerão em seguida. Por isso, em tempos chuvosos é prudente providenciar uma cobertura sobre a região das escavações.

Durante as chuvas o terreno pode encharcar e ficar propício a movimentações — principalmente devido ao grande volume da água absorvida —, aumentando as chances de acontecerem deslizamentos de terra.

5. Reveja a logística

Mesmo tendo cautela e tomando todos cuidados, fortes chuvas podem obrigar sua equipe a paralisar totalmente o serviço. Com a obra parada, a demanda de suprimento e a logística geral do canteiro de obras são diretamente alteradas. Ou seja, é preciso ter atenção principalmente aos fornecedores, já que não faz sentido comprar material se ele não for utilizado.

Portanto, é fácil perceber o quão necessário é tentar se precaver e tomar medidas preventivas quando acontece uma construção em período de chuvas. Ao fazer isso você evita não somente o atraso e a alteração da dinâmica da obra, mas também a possibilidade de precisar lidar com acidentes de trabalho.

Gostou do conteúdo? Então siga nossas páginas nas redes sociais e confira mais posts sobre construção em geral. Estamos no Facebook e no Twitter!