3 cuidados na construção civil para evitar a disseminação do coronavírus

Muitas áreas da economia estão sofrendo os impactos diretos do período de quarentena por conta da pandemia do COVID-19. Algumas, porém, ainda são extremamente necessárias neste momento de crise, mas exigem muita atenção. Por isso, é fundamental saber quais são os principais cuidados na construção civil que você precisa adotar.

cuidados na construção civil coronavírus

Afinal, a melhor forma de combater o coronavírus é fazendo a sua parte e os cuidados em uma obra devem ser redobrados. Assim, a segurança e a saúde de todos os profissionais envolvidos estão asseguradas. Que tal, então, conferir os pontos mais importantes que você deve se atentar no canteiro de obras? Continue a leitura deste artigo e confira!

Qual é o cenário atual da pandemia do COVID-19?

Desde o dia 11 de março de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou a pandemia do COVID-19, mais conhecido como coronavírus. Isso se deu por conta do aumento significativo de casos e da disseminação global da doença. No início de abril, foram divulgadas mais de 50 mil mortes em todo o mundo, com a Europa sendo o continente mais impactado.

No Brasil, são quase 8 mil casos confirmados e 299 mortes pelo coronavírus. Uma forma utilizada para reduzir a expansão do vírus é o isolamento social, o que impacta diretamente no mercado de trabalho. O período conhecido como quarentena acaba, assim, fazendo com que muitas áreas sejam afetadas, visto que não há a possibilidade de trabalho.

Quais são os 3 cuidados na construção civil que você precisa ter?

A higienização das mãos e a redução do contato social são duas práticas que se tornaram fundamentais no combate ao COVID-19, certo? Mas, na prática, quais são os cuidados na construção civil que ajudam a evitar a transmissão do coronavírus? Confira as nossas dicas!

1. Oferecer os itens de limpeza

A limpeza das mãos é uma prática essencial para evitar a propagação do coronavírus e, por isso, você deve assegurar que o local da obra tenha todos os itens necessários de limpeza. Sabonetes líquidos e toalhas de papel nos banheiros, por exemplo, são fundamentais para incentivar a higienização das mãos de todos os profissionais.

2. Disponibilizar álcool gel nos ambientes de trabalho

O álcool gel também é um parceiro fundamental para combater o vírus, pois ele ajuda a higienizar as mãos quando não é possível usar água e sabão. Por isso, se certifique de que todos os ambientes de trabalho tenham esse item com fácil acesso. Afinal, de nada adianta orientar os profissionais na obra e não oferecer as condições necessárias.

3. Aumentar o rigor com a limpeza de áreas comuns

Também é preciso aumentar o rigor com a limpeza de áreas comuns e equipamentos, além de intensificar a higienização de maçanetas, pias e outras superfícies em que há contato frequente. Afinal, o coronavírus sobrevive até 24 horas em algumas superfícies.

A crise do coronavírus já impactou e vai impactar muitas empresas e a economia ao redor do mundo, porém, é preciso entender que, assim como outras pandemias, esse período negativo também vai passar. Enquanto isso, é importante fazer a sua parte e tomar os devidos cuidados na construção civil.

Agora que você já sabe o que deve fazer e o que precisa evitar na construção civil para reduzir a transmissão do coronavírus, que tal ficar por dentro de outros assuntos relevantes para o seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba outros artigos como este em seu e-mail!