Furadeira ou martelete: quais são as diferenças?

Existem alguns equipamentos que, de tão parecidos, acabam confundindo até os mais experientes no assunto. No entanto, apesar da semelhança, eles podem apresentar características que os diferem na hora de utilizar, tornando-os ideais para funções distintas. Por isso, conhecer a diferença entre a furadeira ou martelete é fundamental para garantir que o trabalho seja bem executado.

 

furadeira ou martelete

 

Pensando nisso, preparamos este material com algumas informações que você precisa conhecer para entender de vez as diferenças entre furadeira e martelete. Então, se prepare e confira!

As principais características da furadeira e martelete

Em resumo, as furadeiras são equipamentos utilizados para fazer furos em superfícies, enquanto o martelete é usado para atividades de demolição — o famoso quebra-quebra. No entanto, a diferença não acaba por aí, veja.

Furadeira

A furadeira é um equipamento utilizado para fazer a perfuração dos mais variados materiais — madeira, cerâmica, cimento, aço etc. Ela não é uma ferramenta de uso apenas profissional, sendo comumente encontrada em residências para uso em situações mais simples, como colocar uma prateleira ou suporte para televisão.

Existe uma variedade de furadeiras no mercado, como:

  • portáteis: geralmente usadas em materiais menos rígidos, uma vez que sua potência é inferior às convencionais — muito comum em atividades domésticas;
  • parafusadeira: além da função de perfurar, também tem o modo para soltar ou apertar parafusos;
  • de impacto: perfura superfícies mais resistentes com o auxílio de pequenos golpes — é ideal para alvenarias de concreto;
  • de bancada: conta com uma espécie de suporte para posicionar a peça a ser perfurada, e é indicada para materiais mais resistentes, como madeira e metais espessos.

Martelete

Também chamado de martelete rompedor, geralmente, é adquirido por quilos (5 kg, 8 kg, 10 kg, 20 kg etc.) e é específico para golpear a estrutura que se deseja demolir utilizando a força de impacto que é aplicada sobre a superfície. No entanto, há alguns modelos que apresentam a função de perfuração, podendo ser adaptadas brocas, ponteiros ou talhadeiras. Nesse caso, são recomendados para fazer furos em peças de mármores, granitos e alvenarias mais duras.

Por serem bastante usados em materiais com maior rigidez, como pedras e paredes de concreto, por exemplo, o motor dos marteletes é bem mais potente que o das furadeiras. Isso permite que a broca penetre no material com mais facilidade, criando furos precisos.

As vantagens de alugar esse tipo de equipamento

A terceirização de serviços tem se mostrado bastante vantajosa, permitindo que as empresas foquem em seu ramo de atuação, enquanto o empreendimento contratado se preocupa com as demais atividades. Com o aluguel de ferramentas, a situação é semelhante.

Ao alugar uma furadeira ou martelete você não precisa se preocupar caso o equipamento estrague, pois terá sempre à disposição ferramentas de ótima qualidade e em perfeito estado de funcionamento. Isso, além de reduzir a preocupação em encontrar especialistas no conserto desse tipo de item, também agiliza os processos das atividades exercidas pelos colaboradores, que terão sempre instrumentos de trabalho em ótimas condições de uso.

Além disso, como a qualidade das ferramentas será sempre alta, a produtividade pode ser agilizada, já que não será necessário parar as atividades para ajeitar um fio com mau contato ou fazer as temidas gambiarras, que podem colocar em risco a segurança dos colaboradores.

Compreender a situação adequada para utilizar a furadeira ou martelete é fundamental para qualquer profissional do setor construtivo, uma vez que o uso inadequado desses instrumentos pode prejudicar o andamento da obra. Além disso, é importante trabalhar com ferramentas de qualidade e em boas condições de uso, de modo a garantir a segurança dos colaboradores.

Agora que você já sabe quando usar a furadeira ou martelete, não deixe de ampliar os seus conhecimentos na área. Então assine a nossa newsletter e mostre que você está sempre aberto para novas informações.