Iluminação natural: conheça os benefícios e como aproveitar em casa

Hoje a iluminação natural, que também é conhecida como iluminação solar, é uma excelente forma de garantir mais conforto visual ao ambiente e elevar o astral dos frequentadores do local — o que possibilita maior bem-estar e aconchego. Isso porque a luz natural é um aspecto importante na percepção do espaço, visto que valoriza cores, destaca texturas e evidencia formas.

iluminação natural

Além disso, a luz natural evita que fatores indesejáveis (como mau cheiro e mofo) apareçam na casa e proporciona maior economia de energia elétrica. Por todos esses benefícios, investir nesse recurso em seu lar é uma boa opção.

Contudo, mesmo com todas essas vantagens, esse recurso ainda é pouco explorado, pois muitas pessoas desconhecem sua utilidade e como aproveitá-la em sua residência. A fim de ajudar nessa questão, preparamos este post contendo os principais meios para utilizar a iluminação natural em casa. Continue a leitura e fique por dentro!

Prefira cortinas translúcidas

Para um ambiente que necessita de maior privacidade e de controle da entrada de luz, prefira utilizar cortinas translúcidas — itens importantes na decoração. No caso de salas e quartos mais escuros, as cortinas black out podem ser uma boa opção. Ainda assim, temos o modelo persiana, que permite o controle estratégico da entrada de iluminação solar. Para que o projeto fique com aspecto agradável, procure optar pelos tons mais claros.

Invista em uma claraboia

Você provavelmente já deve ter visto alguma construção utilizando a claraboia. Ela nada mais é que uma estrutura de vidro fixa no teto, de traços semelhantes aos projetos dos antigos templos romanos. A claraboia é uma das principais formas de aproveitar a luz natural proveniente do sol. A abertura no teto permite a entrada da iluminação — o que também pode ser chamado de luz zenital.

Evite obstáculos na iluminação

É muito comum as pessoas ocuparem as passagens de luz pelas janelas por conta da falta de espaço na casa a fim de alocar os móveis. Isso acaba gerando um resultado negativo quanto ao conforto visual do ambiente. Por isso, prefira encontrar outras formas de organizar a casa deixando sempre a passagem de luz natural livre de obstáculos. Esse já é um grande passo para deixar seu espaço de descanso mais agradável.

Aposte no teto de vidro

Por fim, outra boa sugestão para aqueles que têm certa disponibilidade financeira para investir é optar pelo teto de vidro. Esse modo de iluminação natural vale muito a pena para valorizar o ambiente interno. Atualmente, os tetos de vidro são encontrados com uma infinidade de variações, o que ajuda a deixar a casa de acordo com o seu perfil e necessidade. Inclusive, as residências modernas e contemporâneas têm adotado muito essa tendência.

Você acabou de conferir as principais formas de utilizar a iluminação natural em sua casa. Vale ressaltar ainda que a cor do ambiente influencia diretamente na iluminação. Por isso, é importante avaliar bem as tonalidades escolhidas a fim de decorar o local, bem como os cuidados que devem ser tomados para não cometer erros, como a disparidade entre tons e a característica do espaço.

Gostou do artigo? Confira também como montar uma “parede verde” em sua casa e tenha mais dicas para melhorar o seu lar!