Limpeza pesada na casa: quais itens precisam de maior atenção?

Sempre que fazemos uma limpeza pesada de casa, esquecemos de um ou outro utensílio, ainda que sejamos bem diligentes. Como consequência disso, as residências ficam repletas de bactérias, aglomerados de mofo que podem desencadear danos à saúde.

Porém, para mudar esse cenário e fazer tudo de acordo, é preciso saber quais são os utensílios e materiais de limpeza necessários para cumprir essa tarefa. Foi pensando nisso que preparamos este post para falar detalhadamente sobre o assunto.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e confira!

Quais são os itens de casa mais difíceis de limpar?

São inúmeros os utensílios que causam dificuldade no momento da limpeza e, consequentemente, são negligenciados. Dessa forma, apresentaremos alguns e como limpá-los.

Cortina

Muitos lavam e a colocam no sol, mas essa prática não é muito boa, haja vista que a luz e o calor solar desbotam o e desgastam o material, causando enormes prejuízos. Diante disso, opte pelo aspirador, utilizando-o a cada dez dias.

Porém, caso opte por lavar a cortina, deixe-a de molho por cerca de quarenta minutos no sabão. É válido pontuar que é imprescindível fazer a lavagem com água fria, pois a temperatura da água pode contribuir para a fixação da sujeira.

Sofá

Esse equipamento causa muita discussão, pois sua limpeza exige bastante cuidado, embora não seja nenhum bicho de sete cabeças. Os passos são simples, mesmo que exijam bastante atenção.

Em primeiro lugar, é de suma importância que você realize uma limpeza superficial no seu sofá ao menos uma vez por semana utilizando um aspirador de pó. Fazendo isso, você eliminará o acúmulo de sujeiras que se faz presente todos os dias devido ao uso constante — a exposição ao sol e o uso de produtos químicos devem ser evitados.

Para finalizar, é muito importante que você verifique a etiqueta do seu sofá para saber qual seu tipo. Diante disso, você não garantirá apenas a limpeza do material, mas, também, a sua durabilidade.

Nas etiquetas podem estar presentes as letras: O, W, P e F. Veja abaixo o que cada uma delas significa:

  • O: essa etiqueta mostra que o tecido que compõe o sofá poderá ser lavado com água;
  • W: indica que a limpeza deverá ser feita apenas com um pano úmido ou produtos específicos para aquele tecido;
  • P: indica que o sofá deverá ser lavado a seco;
  • F: recomenda que a higienização deverá ser realizada por profissionais especializados.

Tapetes

Esse utensílio também é alvo de questionamentos pelos donos de casa, pois, por ser trabalhoso para limpar, eles acabam, muitas vezes, deixando essa etapa de lado. O bicarbonato de sódio, o sabão líquido suave e o vinagre são produtos imprescindíveis para utilizar na hora desse tipo de limpeza.

Caso haja manchas, faça uma solução de um litro de água fria com ¼ de xícara de detergente. Ao fazer essa mistura, utilize uma escova macia e esfregue, em movimentos circulares, nos pontos onde as manchas se encontram.

Se você deseja fazer uma higiene melhor na superfície do tapete, poderá utilizar o vinagre, uma vez que ele é um desinfetante natural e neutralizante, matando, assim, inúmeros germes que se proliferam entre as fibras do utensílio.

Qual a importância de fazer uma limpeza pesada na casa?

Qualquer item que fique guardado por muito tempo e contenha um material que agrega facilmente sujeiras está sujeito ao acúmulo de bactérias e germes. Dessa forma, é visando a sua saúde que preparamos este post para mostrar a importância de se fazer uma higiene adequada às suas necessidades.

Agora você já sabe quais são os principais itens que precisam de maior atenção quando estamos fazendo uma limpeza pesada e quais as etapas necessárias para cada uma delas. Porém, é importante usar sempre os melhores materiais para garantir eficiência máxima.

Acesse agora mesmo o nosso site e veja os equipamentos de limpeza que facilitarão a sua rotina.