Obra atrasada: conheça as 6 principais causas e como solucioná-las

Não há nada mais frustrante do que uma reforma ou obra atrasada, não é mesmo? Principalmente, quando ela tinha dia certo para acabar. Por isso, contratar equipes experientes, com seus objetivos definidos e um calendário executável é muito importante.

 

obra atrasada principais causas

 

No entanto, se você tomar as medidas certas, como contratar pessoas de confiança e comprar o material com fornecedores idôneos, é possível evitar uma série de transtornos, como perdas de materiais, retrabalhos, horas extras de mão de obra, aumento de custo de equipamentos etc.

De qualquer forma, imprevistos ocorrem e nem sempre seguir um cronograma depende da dedicação das pessoas envolvidas. Fatores externos podem também atrapalhar o andamento de uma obra. Sendo assim, confira os 6 principais motivos que podem gerar atrasos significantes em obras!

1. Problemas com fornecedores

Esse é um dos principais fatores responsáveis por obra atrasada. Por isso, é essencial negociar com empresas de confiança, que você conheça ou que tenha indicações sobre o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Outra medida que pode surtir efeito para evitar o atraso por esse motivo é ter sempre uma segunda opção em relação aos fornecedores. Se atrasou mais do que devia, cancele o pedido e refaça com outro fornecedor que você conheça. No entanto, tenha certeza de que a demora não será ainda maior.

2. Falta de mão de obra especializada

A dificuldade de encontrar mão de obra especializada é um problema na construção civil. Muitas vezes, uma obra para pela falta do profissional que, em alguns casos, pode estar comprometido com outro trabalho.

Por isso, não espere a obra começar para contratar os profissionais. Contrate-os com algum tempo de antecedência, assim esse problema pode ser evitado mais facilmente. Se o profissional for chamado para outra obra, já estará comprometido com a sua.

3. Falta de recursos

A organização é fundamental para qualquer projeto que se faça. Prazo, tempo, material, profissionais envolvidos, tudo deve estar esquematizado para que nada fuja do orçamento inicial. Calcule sempre a mais, principalmente em relação ao material necessário, tendo em vista que, na maioria das vezes, a previsão inicial nunca é a real.

4. Fatores climáticos

O mau tempo pode atrapalhar e ser responsável por obra atrasada. A explicação é que fica impossível trabalhar em locais onde o solo se transformou em lama. As máquinas não podem trabalhar e tudo fica comprometido.

Infelizmente, não há muito o que fazer, restando esperar e aproveitar para adiantar outros detalhes que não dependem de condições climáticas.

5. Demora com relação ao descarte de entulho e limpeza da obra

É muito comum que a obra se paralise devido à necessidade de descartar entulho e limpar o local. A mão de obra acaba sendo deslocada para essas funções quando, na verdade, poderia tocar a obra.

Cabe ao gestor de obras organizar para que os serviços ocorram de forma mais dinâmica. É possível contar com empresas que alugam maquinário para facilitar a remoção de entulho, bem como para uma limpeza rápida do local.

6. Mudanças inesperadas no projeto

Em muitos casos, o cliente é o maior culpado pelo fato de a obra não andar, fazendo muitas modificações quando, na maioria das vezes, o projeto já está concluído. Alterações feitas após a obra já ter sido iniciada podem custar caro e levar mais tempo. Na verdade, os gestores querem agradar seus clientes e, por isso, acabam cedendo e o cronograma fica comprometido.

Como você conferiu neste post, muito são os motivos responsáveis por obra atrasada. No entanto, ficar atento a tudo pode evitar ainda mais atrasos e consequentes gastos.

Você já pensou em alugar máquinas para dinamizar sua obra? Elas, de fato, otimizam o trabalho mais pesado que, muitas vezes, fica dependente de terceiros. Entre em contato conosco e agilize sua obra!