Os 5 maiores benefícios da tecnologia para a construção civil

A construção civil foi fundamental no desenvolvimento de nossa sociedade. Utilizando suas técnicas, foi possível criar moradias, pontes, hospitais e todas as construções essenciais no dia a dia de qualquer pessoa.

Isso só aconteceu graças à criação e ao aprimoramento de inúmeras tecnologias construtivas. Com o passar dos anos, novas ferramentas e equipamentos surgiram, tornando a rotina de trabalho de um profissional mais eficiente.

Dessa forma, se você não quer ter mais dor de cabeça em seu canteiro de obras e também quer melhorar a qualidade da sua prestação de serviço, continue sua leitura e veja cinco benefícios da tecnologia para a construção civil.

1. Reduz custos

Em um canteiro de obras, todas as atividades devem respeitar as normas regulamentadoras e o planejamento vigente. Caso algo de errado aconteça, o equilíbrio financeiro de um empreendimento é colocado em risco e isso deve ser evitado a todo custo.

Por isso, é preciso utilizar tecnologias que visem a obtenção dos resultados esperados, sempre levando em consideração a redução de despesas.

2. Aumenta a produtividade

Um dos principais benefícios da tecnologia para a construção civil é o aumento de produtividade.

Imagine o seguinte exemplo: um armador gasta, em média, 2 h para preparar a armação de uma viga. Utilizando ferramentas e equipamentos adequados, ele consegue reduzir esse tempo de execução para 1h40.

Essa redução de 20 minutos, apesar de ser fictícia, quando analisada isoladamente, pode não apresentar grandes melhorias. Mas, em uma situação em que existem mais de 100 vigas, a quantidade de tempo em questão facilita o cumprimento dos prazos, o aumento da eficiência e, consequentemente, da produtividade no canteiro de obra.

3. Melhora a comunicação

A comunicação é algo essencial no desenvolvimento das atividades da engenharia civil. Pense em planejar e construir um prédio sem se comunicar com seus clientes, trabalhadores e fornecedores. Parece algo caótico e impossível de ser realizado, não é mesmo?

Em meio a esse cenário, as tecnologias servem para facilitar o diálogo entre todos os envolvidos. Ao utilizá-las, é possível acompanhar o desenvolvimento de todas as etapas construtivas, tirar dúvidas de seus colaboradores e negociar com parceiros de trabalho.

Além disso, o feedback em relação à sua prestação de serviço é facilitado e você pode adequá-la às tendências de consumo do mercado e de seus consumidores.

4. Aumenta a segurança

A segurança no trabalho é um tema muito importante, e não poderia ser diferente em um canteiro de obras. Por mais simples que uma construção seja, ela ainda pode oferecer riscos à saúde e à ergonomia de seus colaboradores.

Desse modo, um profissional que quer sair na frente de seus concorrentes deve sempre prezar por sua saúde.

Para isso, é necessário utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletivos (EPCs), além de monitorar todas as atividades realizadas em um canteiro de obras. É válido também alugar instrumentos novos visando a diminuição do número de acidentes.

5. Diminui o desperdício de materiais

Infelizmente, a maioria dos materiais utilizados em uma obra não é gerida de maneira correta e eficaz. A falta de capacitação de colaboradores e a utilização de ferramentas e técnicas obsoletas faz com que o desperdício dos insumos ultrapasse valores alarmantes.

Em situações mais extremas, cerca de 30% a 35% dos materiais usados são, literalmente, jogados fora. Nessas horas, é preciso utilizar tecnologias adequadas ao consumo consciente, a fim de otimizar o sistema produtivo.

Já que você descobriu alguns benefícios da tecnologia para a construção civil, lembre-se de sempre aplicá-los em seu dia a dia de trabalho. Agora, compartilhe este texto em suas redes sociais para que mais pessoas também possam aprender sobre esse assunto!