Qual é a importância do isolamento acústico em obras?

Um dos grandes incômodos da vida na cidade é o excesso de barulho provocado pelo trânsito, construções, aparelhos domésticos, entre outros. Nesse sentido, o isolamento acústico em obras gera conforto para os moradores, já que reduz a passagem de som para o interior do imóvel. Geralmente as residências mais antigas não possuem nenhum sistema de isolamento acústico. Desde 2013, a NBR 15.575 determina que as novas edificações tenham isolamento acústico.

 

isolamento acústico em obras

 

Quer saber mais sobre o que é isolamento acústico, quais são suas vantagens e como fazê-lo? Acompanhe a leitura e fique por dentro!

O que é o isolamento acústico?

O isolamento acústico é a não passagem de barulhos de um ambiente para outro. Nas construções, o isolamento é realizado nas paredes, janelas e entre pisos (no caso de edificações) para diminuir a passagem de som e aumentar o conforto dos moradores. O bloqueio do som acontece por conta da origem dos materiais utilizados. Geralmente os materiais que melhor isolam os ruídos são os mais densos e pesados.

A NBR 15.575 — Edificações Habitacionais — Desempenho, aborda uma série de exigências que dizem respeito à qualidade e conforto que as construções devem ter. O isolamento acústico é um dos pontos abordado pela norma, ou seja, existem valores mínimos que devem ser respeitados e seguidos.

Porque o isolamento é importante?

Realizar o isolamento acústico em obras é importante por garantir conforto aos moradores. Listamos as principais vantagens abaixo. Confira!

Reduz a poluição sonora

Poluição sonora é o excesso de ruídos indesejáveis. O barulho pode atrapalhar as pessoas nas suas tarefas diárias, tirando o foco e a atenção. Eles podem se originar de várias fontes, como trânsito, construções, som muito alto, pessoas conversando etc.

Diminui atritos entre vizinhos

A percepção do ruído é diferente em cada pessoa, por isso é difícil mensurar a quantidade de barulho que atrapalha. Geralmente o som que incomoda acontece nos momentos de descanso. Assim, investir no isolamento da sua casa previne possíveis incômodos com o som alheio no final de semana, por exemplo.

Aumenta a privacidade

O aumento da privacidade pode ser observado em habitações multifamiliares — os apartamentos. Quando as paredes são muito finas, o seu vizinho consegue escutar as suas conversas sem dificuldade.

Como fazer o isolamento acústico em obras?

Para realizar o isolamento acústico, alguns materiais são mais indicados por conta de suas características. Listamos, abaixo, os mais utilizados. Confira!

Painel wall

O painel wall é um sistema construtivo composto por duas placas cimentícias, sem amianto, e um miolo de madeira. Geralmente são utilizadas em mezaninos.

Espumas acústicas

As espumas acústicas podem ser fabricadas a partir de vários materiais, como o poliuretano ou melamina. Alguns aditivos podem ser adicionados e torná-las incombustíveis, garantindo mais uma vantagem para a construção.

Lã de vidro e de rocha

A principal vantagem de usar lã de vidro e lã de rocha é que os dois materiais garantem o isolamento acústico e térmico. Além disso, ambos são incombustíveis, não favorecem a propagação de fungos, bactérias e roedores e não poluem o meio ambiente.

O isolamento acústico em obras é ideal para manter a qualidade de vida que uma residência necessita. Ela não causa desconforto visual e ainda é possível adicionar outras funcionalidades no material, gerando mais segurança nas construções.

Você conhece alguma técnica de construção de isolamento acústico ou outra vantagem que não foi citada no nosso texto? Deixe o seu comentário!