Saiba como usar a lavadora de alta pressão

A limpeza de piscinas, calçadas, quintais, churrasqueiras, toldos, tapetes, veículos de pequeno e grande porte, e até de grandes edifícios, fica ainda mais rápida com a utilização da lavadora de alta pressão.

 

lavadora de alta pressão

 

Também conhecido como lava a jato, esse equipamento apresenta múltiplas utilidades. Mas, para remover toda a sujeira, é muito importante seguir algumas dicas fundamentais. Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar como funciona uma lavadora de alta pressão e qual é a melhor forma de utilizá-la. Confira e saiba mais!

Como funciona uma lavadora de alta pressão?

A lavadora de alta pressão foi elaborada, principalmente, para facilitar diversos tipos de limpeza, inclusive a doméstica. No entanto, fatores como a potência da máquina ou a vazão da água, por exemplo, fazem com que seu uso exija cuidados prévios, como:

  • utilizar calçados com solas de borracha ou algum material isolante elétrico para evitar acidentes;
  • não direcionar o jato de água para si próprio, para animais ou outras pessoas, para evitar ferimentos graves;
  • começar a limpeza de cima para baixo para que a sujeira não escorra para um local já limpo, garantindo eficiência e rapidez;
  • não ligar a máquina antes de inserir água ou o produto de limpeza indicado em seu reservatório.

Vale observar também que, antes de instalar o aparelho, é importante verificar se a rede elétrica local é compatível com a voltagem, ou seja, com a tensão especificada no equipamento.

Qual é a melhor forma de utilizar o equipamento?

Verifique a qualidade do produto

As lavadoras de alta pressão são utilizadas por todos os perfis de consumidores e ajudam a manter um local salubre, visto que garantem eficiência na lavagem, retiram com facilidade as sujeiras e, comprovadamente, reduzem o gasto de água.

No entanto, no momento de escolher a melhor lavadeira para uso, o preço não deve ser o fator mais importante. Existem outros aspectos a serem analisados, sendo eles, os dados técnicos que toda embalagem deve ter, como:

  • pressão nominal;
  • pressão permissível;
  • vazão normal.

Entre esses, os dados mais importantes são a pressão nominal, que representa a força do jato, e a vazão nominal, que indica a quantidade de água que será liberada durante o uso. Essas duas especificações ajudam a definir o progresso da lavadora e a qualidade final da limpeza.

É importante salientar também que, quanto mais incrustada for a sujeira, mais potente precisa ser a pressão nominal. Além disso, a área que deve ser limpa, juntamente ao tipo de sujeira, são pontos que devem ser considerados na escolha da vazão e que ajudam a determinar a qualidade da máquina.

Saiba quando trocar o óleo

A primeira troca de óleo deve ocorrer após 20 a 25 horas de uso ou após 3 meses, o que ocorrer primeiro, e as próximas mudanças precisam acontecer a cada 200 horas ou, pelo menos, uma vez por ano, dependendo da utilização da lavadora.

Se o óleo apresentar uma aparência leitosa, ou se o nível estiver abaixo do necessário, também deve ser trocado, independentemente do período. Se o equipamento está sendo usado com regularidade ou comercialmente, será necessário trocar o óleo mais frequentemente, pois é fundamental que ele esteja sempre limpo e livre de água.

A prática de aplicar óleo de motor comum irá ocasionar prejuízos à máquina, por isso, é muito importante prestar atenção às seguintes especificidades:

  • as bombas lavadoras de alta pressão utilizam um tipo de óleo não detergente 30W;
  • unidades com caixa de velocidades precisam de óleo de lubrificação de engrenagens de tipo 80W-90W.

Além disso, não se pode confundir a caixa de velocidades com a bomba real quando for efetuada a recarga! Aqui, o recomendado é consultar o manual de instruções do motor e seguir todas as instruções à risca.

Leia as instruções de segurança

Com o objetivo de prevenir acidentes e proteger os consumidores de riscos elétricos, térmicos, mecânicos, de fogo ou radiação dos aparelhos durante o seu uso, as lavadoras de alta pressão passaram a ter certificação obrigatória de segurança, de acordo com as exigências do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Nesse sentido, além de adquirir uma máquina com as condições corretas de uso, o usuário precisa fazer a sua parte. O produto é acompanhado de todas as instruções necessárias, e o cliente deve segui-las sempre, com o objetivo de reduzir, por exemplo, choques elétricos ou problemas por mau uso.

Falando em medidas de segurança, duas recomendações essenciais que merecem destaque são: utilizar calçados com sola de borracha ou outro material isolante elétrico e não tocar o plugue ou a tomada se estiver com os pés ou mãos molhados.

Não mire o jato de água em qualquer direção

A lavadora de alta pressão é um equipamento que apresenta uma forte potência. Por isso, antes de fazer uso, lembre-se das seguintes orientações para manter a segurança da sua família e garantir a durabilidade do equipamento:

  • nunca direcione a lavadora de alta pressão para qualquer tipo de animal, pois você pode feri-lo e, ainda, ter de responder pelo crime de maus tratos;
  • não mire o jato para a rede elétrica. Ao efetuar a limpeza em ambientes próximos, tome cuidado e lembre-se de desligar a chave geral;
  • não direcione o jato para a própria lavadora. A potência do aparelho pode prejudicar os elementos da máquina, especialmente se a água atingir o interior;
  • não succione água de poço abaixo do nível presente na máquina.

Portanto, ao adquirir uma lavadora de alta pressão, deve-se checar se o produto apresenta a certificação obrigatória de segurança, de acordo as exigências do Inmetro, elaborada para prevenir acidentes e proteger os consumidores de riscos elétricos, térmicos, mecânicos e de fogo durante o uso.

Cabe ressaltar, ainda, que o consumidor que não faz uso constante da lavadora opte por alugar a máquina, ficando, assim, livre de possíveis contratempos e gastos com manutenção, além de não precisar investir em um instrumento que apresenta alto valor de aquisição.

Agora que você já sabe como utilizar uma lavadora de alta pressão, que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Confira o nosso post: Compressores, bomba e gerador: por que alugar?