Veja 4 dicas práticas de como descartar entulho de obra

Para que uma obra seja finalizada da maneira correta é preciso que várias etapas sejam cumpridas: planejamento inicial, execução, acabamento etc. Um outro ponto a ser levado em consideração tem a ver com a limpeza total do terreno. Assim, é muito importante saber como descartar entulho de obra.

Contudo, antes de analisar os meios adequados de descarte, é preciso entender o que é considerado entulho. Todo material resultante da construção civil (como cal, telhas, brita, madeira, vidro, gesso, ferro retorcido, cimento, plástico, entre outros) é classificado dessa forma.

Continue a leitura do texto e confira abaixo 4 dicas práticas para você descartar corretamente o entulho de obra.

1. Conheça e separe os diferentes tipos de resíduos

Saber reconhecer e separar os diferentes tipos de resíduos é fundamental e deve ser uma das primeiras medidas a se tomar na hora do descarte. Isso porque há muitos materiais que podem ser reciclados e/ou reutilizados (vidro, concreto, plástico e cimento, por exemplo) e, por isso, necessitam ser isolados e tratados de uma maneira diferente.

Vale lembrar também que essa prática pode gerar uma boa receita financeira para quem a realiza. Afinal, a venda de materiais recicláveis para empresas especializadas, além de ser algo ecologicamente correto, representa um bom negócio.

2. Fique atento à legislação

A Legislação Federal determina que as construtoras implantem programas para o gerenciamento de seus próprios resíduos. Em outras palavras: é necessário evitar desperdícios, reutilizar materiais sempre que possível, providenciar a reciclagem e, em último caso, o despejo de maneira correta, em locais preestabelecidos pela prefeitura.

3. Contrate um serviço de caçamba licenciada

É muito fácil e acessível contratar o serviço de aluguel de caçambas, principalmente nos grandes centros urbanos. Porém, é fundamental se certificar de que a empresa contratada está devidamente licenciada na prefeitura, adequando-se, assim, às leis de descarte de entulho do município em questão.

De nada adianta implementar na obra uma gestão de resíduos correta e utilizar o serviço de uma caçamba que os descarta em locais inadequados. O prejuízo para o meio ambiente nessas situações é enorme, uma vez que despejar entulhos em locais não apropriados pode poluir o solo, torná-lo infértil e contaminar o lençol freático.

4. Procure as estações de reciclagem da cidade

De acordo com a Lei 12.305/2010 é de responsabilidade das cidades elaborar um Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil. Dessa forma, há estações de reciclagem espalhadas nas cidades, cabendo às construtoras procurá-las para se informar sobre a política própria de despejo (volume diário máximo permitido).

Viu só a importância de saber como descartar entulho de obra? E não só no que diz respeito à parte financeira, evitando o pagamento de multas, mas também em relação aos benefícios gerados para o meio ambiente. Portanto, fique atento às dicas que separamos para você e verifique se o despejo do entulho está sendo feito da maneira correta.

Achou o post interessante? Então nos siga nas redes sociais e confira mais conteúdos sobre obras e construção civil em geral. Estamos no Facebook e no Twitter!