5 dicas para um canteiro de obras mais organizado

5 dicas para um canteiro de obras mais organizado

A organização em um canteiro de obras pode influenciar bastante na produtividade dos pedreiros e serventes, na segurança e na limpeza. Mantendo-o organizado consegue-se garantir que os funcionários produzam em alta velocidade, fazendo com que a obra seja entregue no prazo e ajudando a evitar acidentes.

 

A organização do canteiro de obras é responsabilidade de todos os envolvidos nela, desde os engenheiros, ao determinarem o projeto e os fluxos de trabalho, até os pedreiros, que devem garantir que os equipamentos sejam devidamente armazenados e o local limpo adequadamente.

 

Manter o local organizado deve ser um dos objetivos diários de todos, garantindo um ambiente de trabalho adequado. Para ajudá-lo a deixar a obra arrumada e garantir a sua produtividade, separamos neste post 5 dicas para um canteiro de obras mais organizado. Confira!

 

1. Crie uma ferramentaria no canteiro

Infelizmente, é muito comum encontrar, em canteiros de obras, ferramentas espalhadas ou até mesmo jogadas. Além de deixar o local muito desorganizado, isso pode atrapalhar a produtividade, fazendo com que as ferramentas não sejam encontradas quando necessário e que as pessoas se acidentem.

 

Tudo isso pode ser evitado com a criação de uma ferramentaria na obra. Dessa forma, todas as ferramentas ficam devidamente guardadas, sendo solicitadas apenas quando necessário, evitando problemas e mantendo o canteiro organizado.

 

2. Mantenha com os pedreiros somente as ferramentas em uso

Todas as ferramentas que estiverem com os pedreiros e serventes devem estar em uso. As demais ferramentas devem ser devolvidas à ferramentaria para garantir a organização do canteiro e deixá-las disponíveis para outras pessoas.

 

3. Oriente os funcionários a manterem a limpeza

Outra forma de manter a organização do canteiro de obras é orientando todos os envolvidos na obra a manterem o ambiente sempre limpo. É muito importante que latas utilizadas, sacos de cimento, embalagens e outros itens sejam devidamente segregados e jogados no lixo.

 

Manter o canteiro sujo não transmite boa impressão da obra e deixa o local bastante desorganizado, além de poder causar acidentes de trabalho. Portanto, é fundamental que todos sejam orientados a jogar o lixo nos locais apropriados e manter o canteiro arrumado.

 

4. Especifique locais para os equipamentos

Todo canteiro de obras deve possuir uma área específica para o “estacionamento” de máquinas e equipamentos. Como a grande maioria das máquinas utilizadas na construção civil é robusta e/ou de grande porte, quando não guardadas no local correto elas podem prejudicar o fluxo de atividades da obra e manter o canteiro desorganizado.

 

Assim, deve-se delimitar uma área na obra — de preferência, nas margens do canteiro — para que as máquinas sejam deixadas de forma organizada e sem interferir nas operações.

 

5. Alugue ferramentas e equipamentos

Uma dica para manter o canteiro de obras limpo e organizado é diminuir a quantidade de máquinas e ferramentas nele. Isso pode ser feito optando pelo aluguel dos equipamentos, que são entregues somente quando necessário e recolhidos logo após o uso.

 

Além de manter menos equipamentos no canteiro e facilitar a organização, consegue-se reduzir os custos da obra, visto que não será necessário comprar diversos itens nem gastar com a manutenção das máquinas.

 

Agora que você já sabe como manter a organização do canteiro de obras, veja também como a tecnologia pode ajudar na segurança do canteiro.