Use com segurança: Betoneira

Betoneiras são misturadores de materiais. Existem diferentes tipos e tamanhos. No entanto, a mais usual é a betoneira de 400 litros, também conhecida como de uma (01) massada. Uma massada (traço1:3:3) produz aproximadamente 160 litros de concreto, ou seja, 0,16 m3.

betoneira

Atualmente, existem diferentes tipos e tamanhos, mas a mais usual é a de 400 litros, conhecida como de 1 massada e que produz cerca de 160 litros de concretos (0,16 m³). Normas: Para trabalhar com este tipo de equipamento, o profissional da construção civil deve obedecer às normas regulamentadoras NR-10, NR-12 e NR-18. Transporte: Pessoas e máquinas não podem ser transportadas no mesmo compartimento.

Nos veículos, as betoneiras devem ser bem fixadas para evitar que se desloquem e causem danos ao próprio equipamento, ao transporte e ao condutor.

Informações técnicas:

Verifique se a tensão no local é compatível com a máquina. Nunca a utilize sem o devido aterramento e ligue em um circuito com proteção. Utilize extensões somente com cabo do tipo PP, sem emendas ou fios descascados e instale a betoneira em piso nivelado. Note que a betoneira possui um lado para carregamento e outro para descarregamento dos materiais. Além disso, coloque e retire os materiais sempre com a máquina ligada. Equipamentos de proteção individual: Capacete, botas, protetor auricular, luvas e óculos. Acidentes mais comuns: Choques e lesões traumáticas (corte, prensagem,fratura e lacerações).